Uma turma do jardim

terça-feira, junho 21, 2005

Good old sex

Às vezes é tão difícil estar no presente. Deambulo pelo passado e pelo futuro. Sonho com passados e futuros diferentes, sem controle e sem rumo. Como disse a nossa jardineira uma vez: no yoga, como em tudo na vida, há altos e baixos. Devo estar no primeiro baixo, aquele que sucede a novidade inicial. Mas não desisti, vou tentar voltar...e talvez depois possa escrever qualquer alguma mais optimista.

Não é suposto o yoga ajudar a envelhecer? Parece-me terrível chegar aos 35 anos, muito perto dos 40, a um passo da terceira idade. Como é que se aceita o envelhecimento? O corpo vai perder capacidades, a aparência é cada vez pior, a saúde está cada vez mais em risco. É triste que possamos apenas adaptar-nos a uma miséria cada vez maior. Vamos ter que nos habituar a saborear as sensações de um corpo velho, fraco, murcho...e gostar? Parece que estou a confundir o blog da turma com uma terapia de grupo virtual...

Ricardo, quando é que voltas? Não quero o ser o único homem nas aulas! Pareço um intruso.


Lembrei-me do SEXO. O meu interesse pelo yoga tinha apenas a ver com a meditação. Mas ao ler sobre yoga encontrei muitas ligações com sexo o que também me parece interessante. Espero não chocar ninguém com esta conversa, nunca se sabe (se se considera uma pessoa sensível ao tema por favor salte este parágrafo...). Os homens têm claramente o prazer mais centrado nos órgãos genitais do que as mulheres. Parece que a prática do yoga tende a mudar isto, talvez por aprendermos a concentrar-nos em diversas partes do corpo. Será que estou a perder a minha masculinidade? Ui! Se começo a dar para os dois lados é que é bom, fico com o dobro das escolhas... Além disso também acho que aumenta o desejo, seja por fazer a energia circular entre os chakras ou por qualquer explicação equivalente. Isto para os homens não sei se é bom, que já têm desejo a mais. Bom, em vez de budista podia tentar ser muçulmano e fazer-me explodir enrolado em dinamite para ir ter com aquelas virgens todas...ou talvez não, já tive que aturar tantas virgens chatas. Talvez para as mulheres este seja um aspecto positivo, o aumento do desejo, pode ajudar a prevenir aquelas enxaquecas associadas ao excesso de sexo. Outra coisa interessante é a atitude diferente em relação ao sexo noutros povos. No nosso mundo tão tecnologicamente avançado por vezes parece que os homens andam todos a tentar enganar as mulheres para as convencerem a ir para a cama. Há qualquer coisa de medieval nisto. Parece-me que o sexo é uma coisa essencialmente boa e de facto leva-nos de modo natural a estados mentais muito interessantes. Além disso acho que a monogamia é apenas uma opção, que a maior parte das pessoas adopta sem sequer pensar nisso, por muito pouco natural que para elas seja. E não é por acaso que há tantos divorcios. Agora ambos os membros do casal trabalham e o modelo já não é bom. Seria melhor que as pessoas vivessem em grupos, seria menos monótono e podiam fazer turnos para cuidar das crianças...

Ops, quando comecei a escrever era pra dizer que por agora não ia escrever nada...escrevam também... o que lhes vier a cabeça!


Abraços


Luís

4 Comments:

  • Não vejo mal nenhum em este blog ser tb um lugar para terapia de grupo! Quanto à temática só me ocorre dizer que acho que tens razão, é tudo demasiado banal. O Homem através da história aprendeu a ser civilizado em muitas coisas, comemos de faca e garfo e apreciamos o gosto subtil do caviar, vestimos bem e reparamos no "toque" dos vários tecidos, cultivamos o dom da palavra... só no sexo é que mantemos os nossos instintos animalescos reduzindo a coisa a um rápido "aliviar" de tenções e deixando por explorar uma infinidade de formas de prazer. Eu gosto da visão indiana que olha o sexo como acto "sagrado"... ensina tanta coisa que passa ao lado da nossa sociedade!

    By Blogger Surya, at 22/6/05 12:24  

  • Eu alinho nessa sociedade comunitária, que viva o momento de forma mais intensa e valorize a sensibilidade e o relacionamento! Utopia ou não, acredito que ela já se está a criar, aos pouquinhos, em cada um de nós...

    By Blogger Vânia Carlos, at 22/6/05 16:47  

  • Mas para uma terapia de grupo a sério não precisamos de um psicólogo? Eh! Há aqui algum psicólogo?!

    Bom, não vejo mal nenhum numa masturbação rápida. Acalma, é legal e é mais saudável que o álcool, o tabaco ou as benzodiazepinas:-)

    Suponho que é o véu da "nossa" religião que impede as pessoas de falarem e se desenvolverem. Mas talvez ainda mais importante seja a sociedade de consumo...o sexo e grátis! Qual e o interesse de as pessoas passarem horas a fazer isso? E melhor confundi-las mostrando-lhes umas lindas barrigas na televisão que as levem a gastar dinheiro...Da visão indiana temos à venda os kamsutras ilustrados...

    Mas há que ser optimista, parece que há cada vez mais gente a praticar yoga, pode ser aos poucos as coisas mudem e tenhamos uns tantric sixties no ocidente!

    Luís

    By Blogger Imhotep, at 23/6/05 18:12  

  • Oi,

    "Acho" que tou de volta, (pelo menos aqui ao Blog).

    Mas,... e as aulas de Yoga, como correm??, pelo que entendo, estao porreiritas.


    Abraço e ate qq dia

    Ricardo

    By Blogger R, at 24/6/05 21:46  

Enviar um comentário

<< Home