Uma turma do jardim

terça-feira, junho 07, 2005

Yoga e budismo

Caros colegas

Achei muito interessantes as conversas de hoje no yoga e a grande diversidade de formas de pensar que temos. Resolvi partilhar mais qualquer coisa sobre a minha. Achei piada à vergonha da Margarida. Eu tenho mais vergonha de falar em ambientes sem tensão...

Nunca fui religioso e acho que via isso como uma vantagem. Como se tivesse mais possibilidades em aberto. Recentemente parece-me mais uma incapacidade de optar, de acreditar numa das meras hipóteses existentes.

A prática do yoga produz sem duvida um maior bem estar físico e uma maior tranquilidade. No entanto o yoga não é para mim uma religião ou um sistema filosófico completo. De facto, acho até que uma consequência natural da prática do yoga pode ser um maior apego ao corpo, que inevitavelmente vai ficar velho, doente e morrer. É evidente que uma possibilidade que temos é ficarmos contentes com a nossa saúde e procurarmos as mais diversas distracções. No entanto esta possibilidade parece-me por vezes uma desistência. De algum modo é desistir de viver a vida em pleno.

Devido ao meu desinteresse geral pela religião nunca dei qualquer atenção ao budismo, até que há pouco tempo vi um programa de televisão sobre a vida do Buda. Fiquei tão fascinado pelo budismo que comecei a ler sobre o assunto e achei mesmo que era uma boa religião para mim. Uma religião sem deus, que diz apenas que todos os seres sofrem e desejam alívio para o seu sofrimento. E que propõe um caminho, baseado apenas na meditação, para acabar com o sofrimento e ser feliz. O yoga pode, neste contexto, ser visto apenas como uma preparação do corpo para a meditação budista. Não me identifico com as filosofias mais antigas associadas ao yoga e é o "yoga budista" que mais me interessa. Foi o que me trouxe para as aulas de yoga.

Esta história teria um final feliz se não fossem os renascimentos. Não há deus mas há os renascimentos! Como é que eu vou acreditar nisto? Bom, se calhar não vou. Nem acredito mesmo que as pessoas têm tendência natural para o "bem". No entanto é um facto que as pessoas têm tendência natural para viver em conjunto. E, talvez apenas por viverem em conjunto, sentem-se bem ao cultivar sentimentos positivos como o amor e a compaixão. O "budismo sem renascimentos" é pelo menos uma teoria muito simples que podemos utilizar para afastar estados mentais negativos desagradáveis e nos tornarmos "melhores pessoas" e mais felizes. É gratificante pensar que o que fazemos é para ajudar os outros, ainda que por vezes o nosso contributo seja de facto pouco significante.

A minha forma de meditar é muito simples. Fico apenas sentado em qualquer lado com a coluna direita e concentro-me na respiração. Por vezes não passo daqui. Quando consigo algum sossego, começo a procurar sentir-me como semelhante às outras pessoas, a procurar sentir o seu sofrimento e a cultivar por elas um sentimento de compaixão (não tem nada a ver com pena). Às vezes começo a concentrar-me numa pessoa de cada vez, nas pessoas que me vêm à cabeça, que conheço ou imagino, independentemente dos sentimentos que tenha por elas. Isto feito a sério pode ser muito forte e confesso que já me fez chorar. Mas é clara a sensação de bem estar resultante da amplificação dos melhores sentimentos que temos. Tenho até uma espécie de mantra preferido: "inspirar sofrimento, expirar compaixão" (M-i-s-ex-co) - uma frase que li em qualquer lado.

Ultimamente ando num estado contemplativo, sem pressa, consciente da impermanência de tudo, de como é natural sentir insatisfação, da inexistência de objectivos, e de que há apenas uma sucessão de estados mentais que eventualmente se irá extinguir com a morte. No entanto, o "budismo sem renascimentos" faz-me sentir esperança de conseguir vir a aceitar as coisas tal como são e ainda assim ser feliz, acabar com o sofrimento sem lhe fugir. Gosto mais das pessoas, muito mais de algumas do que de outras é certo, mas cada vez mais consigo olhar para os aspectos positivos de cada um, ver os outros como essencialmente semelhantes e manter quase sempre uma atitude positiva. Estou convencido de que o yoga e o budismo vieram para ficar...

Ufa, escrevi isto tudo? Será que alguém leu até aqui?

Beijos e abraços

Luís

4 Comments:

  • Ufa...li até ao fim!!!
    Confesso que me tocáste lá bem no fundo...Identifico-me em pleno!!!
    Seria muito rico para todos se tu e a Margarida ultrapassassem essa "vergonha", se tu partilhasses mais tudo o que tens para dar e se aquela maluca escrevesse mais (que eu sei que ela o sabe fazer)!
    Namaste,
    Vânia

    By Blogger Vânia Carlos, at 7/6/05 10:24  

  • Grande Luís,

    Apesar de todas a minhas convicções, principalmente a nível religioso, entendo e (concordo) com a maior parte do que escreveste.

    “Nem acredito mesmo que as pessoas têm tendência natural para o "bem".

    É aqui que eu discordo, ainda sou inocente ao ponto de acreditar nisto. Apenas acho que as pessoas vão aprendendo a contornar esta tendência natural, essencialmente influenciadas, por outros seres que já as contornaram.

    Agora em relação ao M-i-s-ex-co, já me tinha perguntado várias vezes qual era a sua origem (interessante, diga-se)

    Abraço e sejam felizes, pois a felicidade anda ai a vossa procura, se não encontrarem ela encontra vos.

    Ricardo

    By Blogger R, at 7/6/05 11:31  

  • E lá havia maneira de não ler até ao fim?!
    A vantagem de se ser calado é que quando se fala as palavras tem um impacto muito grande.
    Como tu falas tão pouco, são as letras que tem impacto.

    Eu espero que tu enfrentes o desafio de falar mais, e a Margarida enfrente o desafio de escrever mais. Vamos todos ganhar com isso.

    E cada vez mais conversas destas irão surgir, e outras tão ou mais profundas.
    Porque o mundo é uma série de pequenos mundos, paralelos e perpendiculares, tangentes e concordantes e nenhuma experiencia anula a validade da do outro.
    Acho quqe é isso que faz deste nosso mundo tão interessante e ao mesmo tempo desconcertante.

    Eu cada vez tenho mais conciencia que vivo num mundo à parte, e tenho pena de não conhecer alguns outros, e de outros não tenho pena nenhuma de não conhecer. Mas gosto sempre de ouvir, de pelo menos ter mais consicencia da sua existência.

    Eu "ganhei" mais uma hora de conversa depois de voces se terem ido embora, e fico sempre feliz quando isso acontece.
    As pessoas são tão ricas, tão fascinantes, na sua medida e peso, sempre que se permitem mostrar um pouco mais do seu interior, para alem daquilo que mostram no dia a dia.

    hummm e podia ficar aqui a divagar imenso mas vou deixar-vos por agora.


    So queria dizer mais uma coisa.

    Sinto muito orgulho neste blog, por tudo o que se fala, e por poder participar, porque me sentia "de lado" por não conseguir participar nas conversas do jardim por estar a fazer as coisitas necessárias do dia a dia.
    Obrigada a todos os que participam, de todas as formas possiveis.

    Obrigada por iluminarem a minha vida com a luz da vossa existência.

    By Blogger Cris, a jardineira, at 7/6/05 14:13  

  • Que interessante esse texto Luis. Não sei a quantas anda sua relação com o budismo, "os renascimentos" e a yoga.rsrsrs
    Mas de qualquer forma, na minha opinião, crer em renascimento tem menos a ver com alguma religião e mais a ver com a sua idéia de vida e morte.
    Bem como acreditar na tendência para o bem.
    Eu, muitas vezes, acho que o ser humano tem tendência é para a destruição e os fatos atuais só comprovam isso.
    Mas, como budista, acredito que as pessoas necessitam de uma verdadeira crença que os direcione para a paz.
    Vocês pararam de escrever noo blog?

    By Blogger Lu Gomes, at 5/4/10 15:46  

Enviar um comentário

<< Home