Uma turma do jardim

domingo, maio 29, 2005

Yoga e meditação "on the road"

Ricardo, estava aqui hesitante em relação à tua proposta dos casos concretos mas lá vai um.

Ontem ouvi uma senhora na televisão a dizer: "eu sou uma pessoa com uma grande alegria de viver". Fez-me lembrar os comentários interessantes sobre a insatisfação em http://www.cuidardoser.com.br/dialogos-sobre-tedio-e-insatisfacao.asp (gostei dos de Osho e de Sam Keen). Eu costumava fugir ao tédio de mota. Mas como já andava a 230 e não sentia nada (a não ser o capacete a apertar-me a cabeça por causa do vento), e nem eu nem o tédio ficavam para trás, vendi a mota e comprei um carro, antes de ficar paraplégico. Tornei-me quase um piloto de rally (em prova). Seja por que razão for, o meu comportamento na estrada nunca foi muito decente, coisa de que não me orgulho.

Reagia de forma agressiva aos comportamentos menos simpáticos dos outros condutores, que infelizmente ainda abundam nas estradas portuguesas. Antes do yoga e da meditação, tentava distrair-me com outras coisas, o que por vezes não resultava. Uma técnica melhor é estar atento à respiração e sensações físicas associadas ao estado mental negativo quando ele surge, o que naturalmente o dissipa. Nunca pensei que isto resultasse realmente. É interessante que se digam agora em livros cientificos, coisas que os orientais já sabiam há 2500 anos...

Bom, o que é facto é que desde que pratico yoga que sou um condutor exemplar! Talvez seja uma boa maneira de acabar com a guerra nas estradas: por toda a gente a praticar yoga!

Abraços

Luís

1 Comments:

  • Bem, realmente está aqui um caso de sucesso, sem olhar para mais nada já podes afirmar, que a tua entrada no Yoga, foi uma vitória (por falar em vitória …)

    Mas até parece que foi de propósito, hoje sinto um ligeiro tédio a querer invadir as minhas artérias, e confesso que nunca tinha pensado muito nisso. Mas depois de dar uma vista de olhos aos Diálogos sobre
    tédio e insatisfação, (gostei particularmente de Osho) dei comigo a pensar, (algo que é raro, pois isto de pensar pode ser muito cansativo), em tudo o que vou fazendo para contrariar o tédio, ainda que, a maior parte das vezes, inconscientemente.

    Agora a solução por ti apresentada, para acabar com a guerra nas estradas, não sei se seria muito exequível.

    Abraço

    RIcardo

    By Blogger R, at 29/5/05 22:42  

Enviar um comentário

<< Home