Uma turma do jardim

terça-feira, maio 02, 2006

Brahmacharya

O "mandamento" era a brincar. Acho que o yoga pode ser uma religião, basta ouvir a conversa de algumas pessoas do uni-yôga... :-)

É certo que se pode aprender com as ideias do yoga, com o espírito aberto. Mas às vezes parece-me um pouco que estou a tentar dar sentido a metáforas da bíblia, muitos séculos depois, num contexto totalmente diferente.

A primeira coisa que Brahmacharya me faz lembrar é a canalização da energia sexual para fins criativos, do Freud. Talvez seja esse o sentido mais importante, que fazia sentido há milénios e continua a fazer. Não há duvida que a energia sexual é a mais forte, a energia responsável pela preservação da vida. Basicamente acho que deve ser usada de modo saudável, para o sexo, naturalmente, mas também para outros fins.

Os caracóis, acho esta ideia do Ropp tão divertida, eles são hermafroditas, e têm o pénis e a vagina na cabeça. Introduzem tudo e ejaculam no mesmo instante. Se os orgãos genitais no homem fossem na cabeça em vez de serem perto do anus, talvez o sexo nunca tivesse sido considerado uma coisa suja e a energia sexual nunca tivesse sido considerada pelos Doutores da Igreja, uma coisa do demo a evitar a todo o custo. A malta em vez de dar pares de beijos, mandava uma cabeçada e andava cheia de energia.

Bom, agora a sério, acho este assunto particularmente interessante. A palavra a evitar não é "religião", é "igreja". Embora não seja cristão, nem nunca tenha sido, parece-me claro que muitos dos condicionamentos incutidos na minha forma de pensar, e de todos os não crentes, são obra dos muitos séculos de igreja. Às vezes penso como seriamos agora se a "religião cientifica" do Buda tivesse prevalecido, limpa, e nunca tivesse existido a igreja ou a deturpação das ideias de Jesus. Pouco importa, estamos neste ponto. Agora o que há a fazer é dissolver o lixo, meditar e deixar fluir a energia, sem inibições sem sentido. Deixar fluir o sexo, não esconder o sexo, porque muito simplesmente, o sexo é uma coisa boa! Talvez fazer yoga nu na praia seja um bom exercício, um cria de limpeza... Grande ideia! Uma aula de yoga na praia todos nus! Alguém alinha?

Bom, é melhor voltar a escrever sobre isto noutra altura...